PROJETO MINDFULNESS E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – ESCOLA

Curso desenvolvido para educadores

Encontros de Formação Continuada para Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio, Coordenadores Pedagógicos
e demais educadores interessados, com foco nos temas de Mindfulness (Atenção Plena) e Desenvolvimento de Competências Socioemocionais
e sobre como trabalhá-los com os alunos.

Serão abordados os conceitos:

  • Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Das 10 competências gerais;
  • Algumas técnicas de Mindfulness;
  • Comunicação não violenta;
  • Competências Socioemocionais.

Com o intuito de auxiliar o educador a unir as competências cognitivas às socioemocionais, trabalharemos dinâmicas, exercícios e vídeos para reflexão, que contribuirão para o desenvolvimento da educação integral dos educandos.

O programa tem duração de 18 horas. 
Cada Unidade Escolar poderá definir dentro de algumas possibilidades de horário, conforme as opções apresentadas a seguir, a melhor agenda para viabilizar os encontros.

1h30 de duração, ocorrendo durante a semana, no horário de trabalho destinado às atividades complementares (preparação de aula, correção de provas, etc.);

1h30 de duração, durante o horário de trabalho destinado às atividades complementares.

A serem estudadas de acordo com a agenda da Unidade Escolar.

Obs.: Tanto a sugestão quinzenal como a semanal podem ser realizadas em 2 turmas, para que o professor não precise mudar seu horário de trabalho. Exemplo:
– após a saída do 1º turno – Turma 1
– antes da entrada do 2º turno – Turma 2

O mesmo pode ser feito com outros turnos.

Com o intuito de auxiliar o educador a unir as competências cognitivas às socioemocionais, trabalharemos dinâmicas, exercícios e vídeos para reflexão, que contribuirão para o desenvolvimento da educação integral dos educandos.

O programa tem duração de 18 horas. 
Cada Unidade Escolar poderá definir dentro de algumas possibilidades de horário, conforme as opções apresentadas a seguir, a melhor agenda para viabilizar os encontros.

1h30 de duração, ocorrendo durante a semana, no horário de trabalho destinado às atividades complementares (preparação de aula, correção de provas, etc.);

1h30 de duração, durante o horário de trabalho destinado às atividades complementares.

A serem estudadas de acordo com a agenda da Unidade Escolar.

Obs.: Tanto a sugestão quinzenal como a semanal podem ser realizadas em 2 turmas, para que o professor não precise mudar seu horário de trabalho. Exemplo:
– após a saída do 1º turno – Turma 1
– antes da entrada do 2º turno – Turma 2

O mesmo pode ser feito com outros turnos.

Os materiais serão disponibilizados aos participantes.
Entregaremos uma devolutiva da evolução dos encontros à Unidade Escolar.

IDEALIZADORAS E REALIZADORAS DO PROJETO

DENISE CANTARELLI

KÁTIA KARAM GONZALEZ

Assistente Social, com sólida...

… experiência em projetos educacionais, tendo trabalhado como gestora por mais de 20 anos em Fundações Empresariais, com foco no fomento da melhoria da educação brasileira e reconhecimento em vários prêmios do Terceiro Setor. Entre os mais importantes: Prêmio Eco, da Câmara Americana de Comércio (Amcham – âmbito nacional) e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) com os Programa Sociais “De Grão em Grão” e”Fura-Bolo”, da Fundação Cargill, respectivamente voltados para a educação.

  • Coordenação de aproximadamente 400 voluntários por todo o País, sendo a porta-voz para assuntos de Parceria Público-Privada (PPP) no contexto educacional.
  • Representou a empresa em que trabalhava no Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Fundação Abrinq, no Movimento “Todos pela Educação” e na USAID, por meio do projeto +Unidos, como membro fundadora, entre outros.
  • Participação no Congresso GIFE (março/2012) como palestrante e organizadora de um painel sobre “Subnutrição e Obesidade no Brasil”.
  • Convidada pela Fundação Abrinq para dar palestras, participar de workshops e atuar como jurada técnica do Programa “Nossas Crianças”.
  • Responsável pelo projeto de Revitalização da Biblioteca Pública de Santarém, no Pará, que beneficiou aproximadamente 250 mil habitantes e foi reconhecido pela câmara de vereadores local como referência cultural para a cidade.
  • Idealizadora e diretora da empresa “Aloha – Assessoria Social e Gestão em Bem-Estar”, que trabalha pelo ser humano na sua integralidade por meio de palestras, vivências e cursos, proporcionando o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais (soft skills), estabelecendo novos hábitos e equilíbrio ao ser humano.
  • Coordenação de dois Grupos na então AAPSA (atual ABPRH) – Associação Paulista de RH e de Gestores de Pessoas (Saúde Corporativa e Segurança no Trabalho).
  • Atuação voluntária na Associação Maria Helen Drexel, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, no Programa Jovem Aprendiz do Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA) e na Casa de Idosos Ondina Lobo.
  • Instrutora de Mindfulness formada pela Unifesp.
  • Atuação voluntária no Programa de Plena Atenção na Escola (PAE) da Sociedade Vipassana de Meditação (SVM).
  • Tem se especializado em Atenção Plena (Mindfulness) no contexto escolar e em ONGs.
Pedagoga e Professora de Português, com...

… grande experiência em sala de aula, tendo também trabalhado na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no Departamento de Orientação Técnica.

  • Ministra cursos e oficinas há mais de 20 anos em escolas, entidades, bibliotecas, sindicatos (como o Sinpro), congressos e seminários. Presta assessoria pedagógica a editoras, elaborando projetos interdisciplinares envolvendo a literatura.
  • Assessora pedagógica da Fundação Cargill, de 2003 a 2015, como pedagoga responsável pelos Programas:
    a) “Fura-Bolo”, que buscava resgatar o folclore e a cultura popular e incentivar o gosto pela leitura por meio de obras literárias criadas especialmente para o programa;
    b) “De Grão em Grão”, buscando promover e disseminar conceitos sobre uma alimentação saudável, segura e sustentável, com cunho pedagógico, e desenvolver competências sobre boas práticas da produção no campo, por meio de hortas escolares e combate ao desperdício de alimentos.
  • Ambos os programas envolviam uma capacitação anual dos 2 mil educadores participantes, abrangendo tanto a elaboração da mesma e a regência como também a apostila e os materiais destinados a professores e alunos, contendo atividades, dinâmicas e sugestões de trabalhos sobre o tema.
  • Formadora do Projeto “Leitura para Cidadania”, do Departamento Social da Editora Paulus, de 2008 a 2013, ano da mudança do foco do projeto, com ênfase em Assistência Social.
  • Assessoria pedagógica à Paulinas Editora, no início do Projeto “A arte de Viver com Ética”, um projeto unificado que envolvia todas as filiais, buscando apresentar as publicações que envolviam os temas ética e valores. Com maiores reflexões, o projeto foi reformulado, sendo ampliado com o título de “Projeto Reconstruir”.
  • Assessoria pedagógica à Paulinas Editora, para participação no Edital do MEC PNLD 2018 Literário, na elaboração de atividades para vários componentes curriculares, abrangendo duas obras literárias, bem como os Manuais do Professor e do Aluno.
  • Responsável pela escolha do acervo comprado para a revitalização da Biblioteca Municipal de Santarém (PA) e pelo treinamento dos professores municipais e dos funcionários da biblioteca.
  • Participação na elaboração do Jornal Fundação Cargill, com periodicidade trimestral e distribuição a todos os educadores e técnicos das Secretarias de Educação e a voluntários das localidades participantes dos programas da Fundação Cargill.
  • Elaboração de resenhas de obras literárias para o jornal citado, que pudessem contemplar os dois programas da Fundação Cargill: “Fura-Bolo” e “De Grão em Grão”.

IDEALIZADORAS E REALIZADORAS DO PROJETO

DENISE CANTARELLI

Assistente Social, com sólida...

… experiência em projetos educacionais, tendo trabalhado como gestora por mais de 20 anos em Fundações Empresariais, com foco no fomento da melhoria da educação brasileira e reconhecimento em vários prêmios do Terceiro Setor. Entre os mais importantes: Prêmio Eco, da Câmara Americana de Comércio (Amcham – âmbito nacional) e da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) com os Programa Sociais “De Grão em Grão” e”Fura-Bolo”, da Fundação Cargill, respectivamente voltados para a educação.

  • Coordenação de aproximadamente 400 voluntários por todo o País, sendo a porta-voz para assuntos de Parceria Público-Privada (PPP) no contexto educacional.
  • Representou a empresa em que trabalhava no Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Fundação Abrinq, no Movimento “Todos pela Educação” e na USAID, por meio do projeto +Unidos, como membro fundadora, entre outros.
  • Participação no Congresso GIFE (março/2012) como palestrante e organizadora de um painel sobre “Subnutrição e Obesidade no Brasil”.
  • Convidada pela Fundação Abrinq para dar palestras, participar de workshops e atuar como jurada técnica do Programa “Nossas Crianças”.
  • Responsável pelo projeto de Revitalização da Biblioteca Pública de Santarém, no Pará, que beneficiou aproximadamente 250 mil habitantes e foi reconhecido pela câmara de vereadores local como referência cultural para a cidade.
  • Idealizadora e diretora da empresa “Aloha – Assessoria Social e Gestão em Bem-Estar”, que trabalha pelo ser humano na sua integralidade por meio de palestras, vivências e cursos, proporcionando o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais (soft skills), estabelecendo novos hábitos e equilíbrio ao ser humano.
  • Coordenação de dois Grupos na então AAPSA (atual ABPRH) – Associação Paulista de RH e de Gestores de Pessoas (Saúde Corporativa e Segurança no Trabalho).
  • Atuação voluntária na Associação Maria Helen Drexel, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, no Programa Jovem Aprendiz do Núcleo Assistencial Irmão Alfredo (NAIA) e na Casa de Idosos Ondina Lobo.
  • Instrutora de Mindfulness formada pela Unifesp.
  • Atuação voluntária no Programa de Plena Atenção na Escola (PAE) da Sociedade Vipassana de Meditação (SVM).
  • Tem se especializado em Atenção Plena (Mindfulness) no contexto escolar e em ONGs.

KÁTIA KARAM GONZALEZ

Pedagoga e Professora de Português, com...

… grande experiência em sala de aula, tendo também trabalhado na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no Departamento de Orientação Técnica.

  • Ministra cursos e oficinas há mais de 20 anos em escolas, entidades, bibliotecas, sindicatos (como o Sinpro), congressos e seminários. Presta assessoria pedagógica a editoras, elaborando projetos interdisciplinares envolvendo a literatura.
  • Assessora pedagógica da Fundação Cargill, de 2003 a 2015, como pedagoga responsável pelos Programas:
    a) “Fura-Bolo”, que buscava resgatar o folclore e a cultura popular e incentivar o gosto pela leitura por meio de obras literárias criadas especialmente para o programa;
    b) “De Grão em Grão”, buscando promover e disseminar conceitos sobre uma alimentação saudável, segura e sustentável, com cunho pedagógico, e desenvolver competências sobre boas práticas da produção no campo, por meio de hortas escolares e combate ao desperdício de alimentos.
  • Ambos os programas envolviam uma capacitação anual dos 2 mil educadores participantes, abrangendo tanto a elaboração da mesma e a regência como também a apostila e os materiais destinados a professores e alunos, contendo atividades, dinâmicas e sugestões de trabalhos sobre o tema.
  • Formadora do Projeto “Leitura para Cidadania”, do Departamento Social da Editora Paulus, de 2008 a 2013, ano da mudança do foco do projeto, com ênfase em Assistência Social.
  • Assessoria pedagógica à Paulinas Editora, no início do Projeto “A arte de Viver com Ética”, um projeto unificado que envolvia todas as filiais, buscando apresentar as publicações que envolviam os temas ética e valores. Com maiores reflexões, o projeto foi reformulado, sendo ampliado com o título de “Projeto Reconstruir”.
  • Assessoria pedagógica à Paulinas Editora, para participação no Edital do MEC PNLD 2018 Literário, na elaboração de atividades para vários componentes curriculares, abrangendo duas obras literárias, bem como os Manuais do Professor e do Aluno.
  • Responsável pela escolha do acervo comprado para a revitalização da Biblioteca Municipal de Santarém (PA) e pelo treinamento dos professores municipais e dos funcionários da biblioteca.
  • Participação na elaboração do Jornal Fundação Cargill, com periodicidade trimestral e distribuição a todos os educadores e técnicos das Secretarias de Educação e a voluntários das localidades participantes dos programas da Fundação Cargill.
  • Elaboração de resenhas de obras literárias para o jornal citado, que pudessem contemplar os dois programas da Fundação Cargill: “Fura-Bolo” e “De Grão em Grão”.

© 2024 – Agenzia Comunicação e Branding/Aloha