PROJETO
MINDFULNESS
E COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS
PROJETO
MINDFULNESS
E COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS
PROPOSTA
Estimular o indivíduo, desde a criança ao adulto, a se conscientizar da importância da Atenção Plena (Mindfulness), alinhada às Competências do século XXI, percebendo o impacto na sua vida pessoal e profissional, com maior bem-estar e equilíbrio.
EDUCAÇÃO INTEGRADA
Enriqueceremos o trabalho escolar aprimorando conceitos e técnicas de Atenção Plena (Mindfulness) e Competências Socioemocionais, com dinâmicas e estratégias criativas, objetivando o desenvolvimento integral do educando, de acordo com o preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
CORPORAÇÃO INTEGRADA
No caso das corporações, desenvolvemos projetos personalizados, de acordo com as necessidades de equilíbrio do bem-estar corporativo, de maneira que a vida profissional e pessoal dos recursos humanos fique mais leve e feliz.
PROJETO MINDFULNESS E COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS – ESCOLA
Curso desenvolvido para educadores
Encontros de Formação Continuada aos Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I, II e Médio, Coordenadores Pedagógicos e demais educadores interessados, com foco nos temas de Mindfulness (Atenção Plena), Desenvolvimento de Competências Socioemocionais e como trabalhá-los com os alunos.
Serão abordados os conceitos:
- Da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
- Das 10 competências gerais;
- Algumas técnicas de Mindfulness;
- Comunicação não violenta;
- Competências Socioemocionais.
Com intuito de auxiliar o educador a unir as competências cognitivas às socioemocionais, trabalharemos dinâmicas, exercícios e vídeos para reflexão, que contribuirão no desenvolvimento da educação integral dos educandos.
O programa tem duração de 18 horas.
Cada Unidade Escolar poderá definir dentro de algumas possibilidades de horário, conforme as opções apresentadas a seguir, a melhor agenda para viabilizar os encontros.
QUINZENAL
1h30 de duração, ocorrendo durante a semana, no horário de trabalho destinado às atividades complementares (preparação de aula, correção de provas etc.);
SEMANAL
1h30 de duração, durante o horário de trabalho destinado às atividades complementares.
OUTRAS POSSIBILIDADES
A serem estudadas de acordo com a agenda da Unidade Escolar.
Obs.: tanto a sugestão quinzenal como a semanal podem ser realizadas em 2 turmas, para que o professor não precise mudar seu horário de trabalho. Exemplo:
– após a saída do 1º turno – 1
– antes da entrada do 2º turno – 2
O mesmo pode ser feito com outros turnos.
Os materiais serão disponibilizados aos participantes.
Entregaremos uma devolutiva da evolução dos encontros à escola.
Com intuito de auxiliar o educador a unir as competências cognitivas às socioemocionais, trabalharemos dinâmicas, exercícios e vídeos para reflexão, que contribuirão no desenvolvimento da educação integral dos educandos.
O programa tem duração de 18 horas.
Cada Unidade Escolar poderá definir dentro de algumas possibilidades de horário, conforme as opções apresentadas a seguir, a melhor agenda para viabilizar os encontros.
1h30 de duração, ocorrendo durante a semana, no horário de trabalho destinado às atividades complementares (preparação de aula, correção de provas etc.);
1h30 de duração, durante o horário de trabalho destinado às atividades complementares.
A serem estudadas de acordo com a agenda da Unidade Escolar.
Obs.: tanto a sugestão quinzenal como a semanal podem ser realizadas em 2 turmas, para que o professor não precise mudar seu horário de trabalho. Exemplo:
– após a saída do 1º turno – 1
– antes da entrada do 2º turno – 2
O mesmo pode ser feito com outros turnos.
Os materiais serão disponibilizados aos participantes.
Entregaremos uma devolutiva da evolução dos encontros à escola.
IDEALIZADORAS E REALIZADORAS DO PROJETO
DENISE CANTARELLI
Assistente Social, com sólida...
experiência em projetos educacionais, tendo trabalhado como gestora por mais de 20 anos em Fundações Empresariais, com foco no fomento da melhoria da educação brasileira e reconhecimento em vários prêmios do Terceiro Setor, entre os mais importantes: Prêmio Eco – da Câmera Americana – AMCHAM (âmbito nacional) e ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) – com o Programa Social “de grão em grão“ e Programa Fura-Bolo, da Fundação Cargill, respectivamente voltados para educação.
- Coordenação de aproximadamente 400 voluntários por todo o país, sendo a porta-voz para assuntos de parceria público e privado no contexto educacional.
- Representou a empresa que trabalhava no GIFE, Fundação Abrinq, Movimento “Todos pela Educação”, USAID (através do projeto Mais+ Unidos, membro fundadora) entre outros.
- Participação no Congresso Gife (março/2012) como palestrante e organizadora de um painel sobre “Subnutrição e Obesidade no Brasil”.
- Convidada pela Fundação Abrinq para dar palestras e participação de workshops e jurada técnica do Programa “Nossas Crianças”.
- Responsável pelo projeto de Revitalização da Biblioteca Pública de Santarém, que beneficiou aproximadamente 250 mil habitantes, foi reconhecido pela Câmara dos Vereadores, sendo referência cultural para a cidade.
- Idealizadora e Diretora da empresa “Aloha – Assessoria Social e Gestão em Bem-estar” que trabalha pelo ser humano na sua integralidade, através de palestras, vivências e cursos proporcionando o desenvolvimento de suas habilidades socioemocionais (soft skills), estabelecendo novos hábitos e equilíbrio ao ser humano.
- Coordenação de dois Grupos na AAPSA (atual ABPRH) – Associação Paulista de RH e de Gestores de Pessoas (Saúde Corporativa e de Segurança no Trabalho).
- Atuação voluntária na “Associação Maria Helen Drexel“, que abriga crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, no Projeto Menor Aprendiz do “NAIA” e na Casa de Idosos de Ondina Lobo.
- Instrutora de Mindfulness formada pela UNIFESP.
- Atuação voluntária no SVM – Sociedade Vipassana de Meditação no programa PAE – Programa de Plena Atenção na Escola.
- Tem se especializado em atenção plena (Mindfulness) no contexto escolar e em ONGs.
KÁTIA KARAM GONZALEZ
Pedagoga e Professora de Português, com...
grande experiência em sala de aula, tendo também trabalhado na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no Departamento de Orientação Técnica.
- Ministra cursos e oficinas há mais de 20 anos, em escolas, entidades, bibliotecas, sindicatos (como SINPRO), congressos e seminários. Presta assessoria pedagógica a editoras, elaborando projetos interdisciplinares envolvendo a literatura. Alguns trabalhos:
- Assessora pedagógica da FUNDAÇÃO CARGILL de 2003 a 2015, como pedagoga responsável pelos Programas:
- a) Fura-bolo que buscava resgatar o folclore, a cultura popular e incentivar o gosto pela leitura, através de obras literárias criadas especialmente para o programa;
- b) “de grão em grão” buscando promover e disseminar conceitos sobre uma alimentação saudável, segura e sustentável, com cunho pedagógico, desenvolver competências sobre boas práticas da produção no campo, por meio de hortas escolares e combater o desperdício de alimentos.
- Ambos os programas envolviam uma capacitação anual dos 2.000 educadores participantes, abrangendo desde a elaboração da mesma e a regência, além de apostila e materiais destinados a professores e alunos, contendo atividades, dinâmicas e sugestões de trabalhos sobre o tema.
- Formadora do Projeto Leitura para cidadania, do Departamento Social da PAULUS EDITORA, de 2008 a 2013, ano da mudança do foco do projeto, com ênfase em Assistência Social.
- Assessoria pedagógica à PAULINAS EDITORA, no início do projeto A arte de viver com ética, um projeto unificado que envolvia todas as filiais, buscando apresentar as publicações que envolviam os temas ética e valores. Com maiores reflexões, o projeto foi reformulado, sendo ampliado com o título Projeto Reconstruir.
- Assessoria pedagógica à PAULINAS EDITORA, para participação no Edital do MEC PNLD 2018 Literário, na elaboração de atividades para vários componentes curriculares, abrangendo duas obras literárias, bem como os manuais do professor e do aluno.
- Escolha do acervo comprado para a revitalização da Biblioteca Municipal de Santarém (PA) e pelo treinamento dos professores municipais e funcionários da biblioteca.
- Participação na elaboração do Jornal Fundação Cargill, com periodicidade trimestral e distribuição a todos os educadores, técnicos das Secretarias de Educação e voluntários das localidades participantes do programa.
- Elaboração de resenhas de obras literárias para o jornal citado, que pudessem contemplar os 2 programas da Fundação Cargill: Fura-bolo e “de grão em grão”.
CONTATO
Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações? Entre em contato conosco
pelo (11) 99132-8983 – Denise Cantarelli, (11) 99823-5451 – Kátia Karam (no caso
do projeto com Escola), por e-mail contato@alohacanta.com.br, ktgonzalezkt@gmail.com, ou se preferir preencha o formulário abaixo.